Menu fechado

INFORMAÇÕES ENADE E LOCAIS DAS PROVAS

  1. O que é ENADE? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do ENADE ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.
  2. Por que é importante fazer ENADE? O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O SINAES é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o ENADE, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil. O ENADE é importante porque os estudantes podem fazer um balanço da formação adquirida ao longo do curso, tendo por base o que determinam as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos. Este processo avaliativo tem sido aprimorado a cada ano, buscando avaliar se a formação oferecida aos estudantes pelo curso em relação aos conhecimentos adquiridos e ao desenvolvimento de competências e habilidades que qualificam profissionalmente o egresso. Além disso, é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo condição prévia para a conclusão de curso de graduação, expedição e respectivo registro do diploma. A nota do ENADE é gerada com base nos resultados da prova e nas informações do Questionário do Estudante e os resultados do Exame subsidiam o curso na elaboração de plano de ações com vistas à qualificação do ensino.
  3. Quais cursos serão avaliados na Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco? – Administração – Ciências Contábeis e o Curso de bacharelado em Direito.
  4. Quem participa? As instituições de ensino juntamente com os coordenadores dos cursos devem efetuar a inscrição dos estudantes, de acordo com as regras do exame. Devem ser inscritos por exemplo os alunos ingressantes, aqueles que iniciaram a graduação no respectivo ano e que tenham até 25% da carga horária mínima do curso cumprida até o término das inscrições. Também devem ser inscritos aqueles estudantes concluintes dos cursos, sejam eles bacharelados ou licenciaturas. Para isso é preciso ainda ter 80% da carga horária mínima do curso cumprida até o término das inscrições. Para finalizar, também devem ser inscritos os concluintes dos cursos superiores de tecnologia e os ingressantes e concluintes irregulares. 5. O estudante inscrito deve comparecer à prova? A participação do estudante selecionado no ENADE é condição indispensável para a emissão do histórico escolar, que terá como registro a data em que realizou o Exame. O estudante inscrito que não realizar a prova não poderá colar grau nem solicitar o seu diploma, enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação. Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei N. 10.861/2004, o ENADE constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao ENADE e não poderá colar grau nem receber o diploma de conclusão até que possa ser inscrito novamente para realizar o exame.
  5. Instrumentos Avaliativos do ENADE

5.1 O questionário do estudante (http://enade.inep.gov.br);

5.2 A prova (25/11); 3. O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova (23/11); 4. O questionário do coordenador(a) do curso (http://enade.inep.gov.br). Importante:

  • A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante.
  • O Questionário do Estudante 2018 deve ser preenchido pelo estudante, no período de 03 de setembro a 21 de novembro de 2018, no site: http://enade.inep.gov.br.
  • As questões do QUESTIONÁRIO DE PERCEPÇÃO DA PROVA visam levantar sua opinião sobre a qualidade e a adequação da prova que você vai realizar. Assinale as alternativas correspondentes à sua opinião nos espaços apropriados do Caderno de Respostas.
  • A Prova terá duração total de 4 (quatro) horas com avaliação dos componentes de Formação Geral comum a todas as áreas e dos componentes específicos da área de Administração e/ou Ciências Contábeis.
  • Na Formação Geral serão 10 questões, sendo 2 discursivas e 8 de múltipla escolha, envolvendo situação problema e estudos de casos.
  • A prova de Formação geral tem a concepção dos seus itens e o processo de correção balizado pelos princípios dos Direitos Humanos.
  • As questões discursivas do componente de Formação Geral, avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto
  • A prova de Componentes específicos consta de 30 questões sendo, 03 discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo situações problemas e estudos de casos.
  • Peso das partes da prova: Formação Geral = 25% e Componente específico = 75% 7. Formalidades da Aplicação da Prova.
  • Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo INEP, às 12h00min (horário oficial de Brasília-ATENÇÃO!!!-11h00min no horário do Recife);
  • No dia 25 de novembro de 2018, localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia);
  • A prova terá início às 13h e 30min (horário oficial de Brasília- ATENÇÃO!!!-12h30min no horário do Recife) e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário;
  • O estudante somente poderá sair da sala após 1 hora do início da prova.
  • Utilizar caneta esferográfica transparente de tinta preta para marcar gabarito e escrever as respostas.
  1. Os Resultados da Prova
  • Para conhecer sua nota no ENADE, o estudante deve acessar seu Boletim de Desempenho, disponível em http://enade.inep.gov.br – Educação Superior – ENADE – Boletim de Desempenho;
  • O acesso ao resultado individual obtido no ENADE é restrito ao concluinte ou ingressante que tenha participado da prova, conforme legislação vigente;
  • O INEP divulgará a lista dos estudantes selecionados para participação no ENADE 2018 por meio da página da Internet http://enade.inep.gov.br – (restrita aos coordenadores de cursos); • A Nota ENADE do curso é a média ponderada da nota padronizada dos concluintes na Formação Geral e no Componente Específico;
  • O conceito é apresentado em cinco categorias (1 a 5), sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível, na área.

6.1 COMO SE PREPARAR ANTES DAS PROVAS?

  • Leia jornais e revistas porque os temas sociais e atuais têm predominado nas principais avaliações do país nos últimos anos. A leitura também ajuda a aumentar o vocabulário.
  • Tire as dúvidas antecipadamente com o seu professor sobre as questões específicas. Dúvidas na hora da prova só aumentam a ansiedade, o que será prejudicial nesse momento.
  • Faça o ENADE com consciência e valorize seu diploma. Você só vai ter essa chance.

6.2. NO DIA DO EXAME

  • Inicie sua prova pelas questões discursivas, em seguida responda as objetivas.
  • Leia atentamente as instruções gerais e as instruções específicas para cada questão; • Distribua seu tempo em função do tipo (discursiva e objetiva) e da dificuldade das questões (inicie a prova pelas mais fáceis e não se detenha longamente nas difíceis);
  • Procure controlar o tempo. Em algumas provas você tem menos de dois minutos para resolver cada questão! Não se assuste. Algumas questões você responderá normalmente em poucos segundos, sobrando tempo para as outras. Mas todo cuidado é pouco. Atenção para não gastar muito tempo em uma questão difícil, enquanto que o mesmo tempo poderia lhe garantir várias questões mais fáceis.
  • Procure responder a todas as questões, mesmo fazendo uso de conhecimentos parciais e/ou eliminando alternativas;
  • Assinale, para revisão posterior, as questões respondidas com certo grau de incerteza;
  • Há quem diga que reler a prova na hora de entregar as respostas gera muitas dúvidas e você poderá ser tentado a mudar algumas. Se achar MESMO que alguma resposta deva ser mudada, faça-o; entretanto se tiver dificuldade em se decidir por duas respostas não mude a que marcou da primeira vez.
  • Altere a resposta inicial apenas se uma nova leitura realmente indicar outra mais adequada. • Antes de passar as respostas para o gabarito, verifique se não se esqueceu de resolver ou pulou alguma questão.
  • Preste muita atenção na hora de transcrever as respostas da prova para o gabarito. Erro nesse momento é desastroso.

6.3. QUESTÕES OBJETIVAS

  • Inicie pelas questões mais fáceis, aquelas que você sabe a resposta diretamente, sem muita conta ou muito que pensar. Evite perder tempo com questões que você julgar difícil.
  • Deixe por último as questões objetivas que tenha dúvidas. • Elimine de início as alternativas que se mostrem estranhas ao assunto enfocado.
  • Busque as alternativas que apresentem maior coerência com o conteúdo cobrado.
  • Leia a raiz da questão e tente formular uma resposta antes de consultar as alternativas;
  • Analise todas as alternativas, mesmo tendo localizado a resposta que você acredita ser a correta;
  • Certifique-se de que as marcações na folha de respostas conferem com os números das questões;
  • Analise atentamente ilustrações. Em geral, figuras, tabelas, quadros, gráficos constituem parte importante da questão.

6.4. QUESTÕES DISCURSIVAS

Destine a essas questões um tempo maior, em relação às questões objetivas, pois terá melhor desempenho quem souber redigir e estruturar bem suas ideias. Para responder corretamente as questões discursivas, você deve:

  • Identificar claramente a situação ou problema proposto: O que é mesmo que a questão está solicitando? Qual o assunto ou conteúdo envolvido?
  • Atentar para o enunciado ou comando: compare, analise, justifique, cite, exemplifique, retire do texto, etc. Fazer o que o enunciado pede é fundamental, estrutura inadequada muitas vezes acaba zerando a questão;
  • Associar a situação identificada a um conjunto de princípios, leis e generalizações que explicam ou solucionam o problema;
  • Identificar aspectos relevantes e secundários. Este certamente é um dos pontos fundamentais – e um dos mais difíceis – para bem responder a questões discursivas. Como há limitação de tempo e, sobretudo, de espaço (a questão só pode ser respondida dentro do espaço próprio a ela destinado), o aluno deve decidir quais aspectos da questão devem ser explicitados, quais podem apenas ser referidos ou mencionados e quais podem ser omitidos. A capacidade de avaliação e de discernimento do aluno, nesse julgamento, é crucial para a atribuição dos pontos ou conceitos, por parte do examinador;
  • Estabelecer um esquema ou estratégia de abordagem da situação: decidir os passos e caminhos a serem percorridos;
  • Leia, inicialmente, todas as questões; • Anote as ideias principais e secundárias que vão ocorrendo durante a leitura; • Atente para as instruções dadas em cada enunciado. Ordens como “Analise”, “Exemplifique”, “Compare”, “Justifique”, Descreva”, por exemplo, determinam diferentes tipos de raciocínio;
  • Leia atentamente os textos, ilustrações e a raiz (o enunciado) da questão: tudo é importante;
  • Faça um esquema de resposta para cada questão, conforme a instrução recebida;
  • Inicie pelas questões mais simples;
  • Utilize terminologia técnica, sempre que necessário;
  • Seja consistente e sucinto em sua resposta: divagações não contribuem para a qualidade do conteúdo;
  • Releia suas respostas e acrescente detalhes, enriquecendo o conteúdo e corrigindo eventuais erros de linguagem.
  • Formular a resposta na linguagem verbal ou simbólica adequada à situação, atentando para o vocabulário e terminologia técnica apropriada, observando as seguintes especificações:
  1. Faça períodos curtos, pois os longos podem tornar o texto confuso e criar problemas de coesão e coerência. Entretanto, cuidado! Períodos somente curtos costumam “truncar” o texto, ou seja, colocar ponto final toda hora sem fechar o raciocínio. Um bom período gira em torno de 2 a 3 linhas (isso não é regra, mas é o aconselhável).
  2. Nunca iniciar a resposta com “verbos, sim, não, porque, pois, que”. É aconselhável buscar uma palavra chave da questão para iniciar a estrutura das respostas. Ex: Quais os agravantes da crise da água no cenário nacional. R.: Os principais agravantes desse problema são…
  3. A clareza e a objetividade são itens muito importantes;
  4. Evite a repetição e nada de gírias. Corrigir o rascunho antes de passar a limpo é uma boa medida.
  5. Rasuras só no rascunho;
  6. Responda as questões com tranquilidade, mas controle o seu tempo.

 

6.5. NO QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO DO ENADE (QUESTIONÁRIO DO ALUNO)

  • Preencha cuidadosamente os elementos de informação (nome, idade, etc.);
  • Leia com atenção o que é solicitado; • Selecione criteriosamente a alternativa que corresponde ao que você pensa;
  • Procure informar o que sabe, mesmo que parcialmente, evitando a alternativa de resposta “Sem informação”.
  1. NAS ATIVIDADES DE SIMULAÇÃO DAS ATIVIDADES DO ENADE
  • Decida participar, não espere pelo apelo dos outros. Lembre-se, só você pode fazer o melhor para si mesmo;
  • Desenvolva as atividades propostas nas simulações com vontade de aperfeiçoar seus conhecimentos;
  • Esteja sempre disponível à aquisição de fatos e notícias importantes e novidades que possam te enriquecer a respeito dos temas de Formação Geral e Formação Específica que serão abordados na prova;
  • É importante valorizar as situações corriqueiras do ENADE e participar corretamente para adquirir os hábitos exigidos no dia da Prova.
  • Fazer anotações de pontos importantes nas apresentações dos temas de Formação Geral e/ou análises de questões, que facilitarão a recordação pela sua memória.

Confira o seu Local da Prova

 

ADMINISTRAÇÃO

 

[pdf-embedder url=”http://sopece.edu.br/wp-content/uploads/2018/11/Enade-2018-Relatório-de-locais-de-prova-Administração.pdf” title=”Enade 2018 – Relatório de locais de prova Administração”]

 

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

[pdf-embedder url=”http://sopece.edu.br/wp-content/uploads/2018/11/Enade-2018-Relatório-de-locais-de-prova-Ciências-Contábeis.pdf” title=”Enade 2018 – Relatório de locais de prova Ciências Contábeis”]

 

DIREITO

 

[pdf-embedder url=”http://sopece.edu.br/wp-content/uploads/2018/11/Enade-2018-Relatório-de-locais-de-prova-Direito.pdf” title=”Enade 2018 – Relatório de locais de prova Direito”]