Menu fechado

Ciências Contábeis

O objetivo da Contabilidade é produzir dados, transformá-los em informações e preparar relatórios para a tomada de decisões. Aqueles que tomam decisões baseado em relatórios de contadores, são denominados de usuários da Contabilidade, que podem ser usuários como Administradores, Gerentes, Funcionários e também Fornecedores, Bancos, Governos. A Contabilidade de uma empresa só pode ser exercida pelo Contador que, além de gerenciar todo o processo contábil, pode exercer diversas outras especializações, tais como a de organizar, planejar e controlar as operações contábeis de empresas em geral e realizar trabalhos de auditoria e de perícia contábil, bem como desenvolver procedimentos contábeis que visem a harmonização internacional das Normas Contábeis editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

O curso aborda disciplinas como direito empresarial e legislação societária, contabilidade empresarial , direito e legislação tributária, matemática financeira, administração financeira e orçamentária, contabilidade de custos, mercado de capitais, teoria da contabilidade, analise de custos, orçamento público, analise das demonstrações contábeis, contabilidade avançada, contabilidade governamental, direito trabalhista e previdenciário, psicologia organizacional, auditoria , contabilidade aplicada às entidades sociais , contabilidade tributária , projeto contábil , sistemas de informações contábeis , contabilidade ambiental, controladoria e perícia 

Além do Código Civil/2003 exigir que todas as empresas tenham um contador, a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Fenacon, informa que o mercado de contabilidade movimenta cerca de R$ 5,5 bilhões no país.

O campo profissional do contador é amplo e com perspectiva de crescimento para o futuro, uma vez que pode atuar profissionalmente em diversos setores tais como:

  • Como funcionário de empresas privadas, exercendo funções de Contador Geral, Contador de Custos, Auditor Interno, Analista Financeiro.
  • Em escritório próprio, atuando como profissional liberal, exercendo atividades como as de Auditor independente, Perito Contábil, Investigador de Fraudes.
  • No ensino, exercendo atividades como as de Professor, Pesquisador, Escritor ou Conferencista.
  • Ou ainda em Órgãos Públicos, exercendo funções de Contador Público, Agente Fiscal de Rendas do Município, Estado e União, como Auditor do Tribunal de Contas.

 

Acácio Francisco Cruz de Oliveira+mais informações
Ailton Vieira da Cunha
+mais informações
Alexa Correia Soares
+mais informações
Ana Cláudia de Oliveira+mais informações
Carlos Adonai Ferreira+mais informações
Carlos Gleidyson Ferreira de Oliveira+mais informações
Clariovaldo Enias Tavares da Silva+mais informações
Joselito José da Silva +mais informações
Josuel Antônio do Nascimento +mais informações
Luciana dos Santos+mais informações
Maciel Manoel de Melo+mais informações
Marfisa Cysneiro de Barros
+mais informações
Synara Veras de Araújo+mais informações
Tatiane Gonçalves de Lima+mais informações
Ubiracy das Neves Monteiro
+mais informações
Veranice Alves da Silva+mais informações